Opnião Política

Rinaldo Barros

    • Edit
    • Delete
    • Tags
    • Autopost

    PSDB FAZ SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE EM NAZARÉ

    O segundo final de semana do projeto “Pensar Natal”, realizado pelo PSDB em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, começou na manhã desta sexta-feira (13) com uma visita a unidade de Saúde de Felipe Camarão, onde funcionam atualmente dez equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Como a estrutura física do local não é suficiente, sobram profissionais e problemas no mesmo lugar. À noite, foi a vez do Conselho Comunitário de Nazaré receber o “Seminário Pensar Natal”, quando estiveram reunidas mais de 100 pessoas da região Oeste da cidade.

     

    Segundo o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, o objetivo dos eventos é discutir, junto a população, as soluções para os principais problemas de Natal. Neste primeiro mês do “Pensar Natal”, o tema debatido tem sido Saúde. “Nós queremos no final do ano apresentar uma proposta ouvindo desde já a população. Porque nós entendemos que o poder público precisa representar o sentimento do povo”, disse o parlamentar durante o Seminário, que também contou com a presença do deputado estadual Dibson Nasser.

     

    Caos na Saúde

    A situação da unidade de saúde de Felipe Camarão se agravou no ano passado, quando o outro posto do bairro sofreu um incêndio. Com isso, quatro equipes do PSF foram transferidas para a unidade principal da área, onde já funcionavam seis grupos. Dessa forma, apenas um laboratório está sendo utilizado, de forma emprestada, por quatro médicos diferentes. Assim, para atender as quase 5 mil famílias da região, um profissional trabalha enquanto os demais se dedicam a serviços burocráticos, que não deveriam ficar a cargo de um médico.

     

    A situação se repete, por exemplo, no atendimento odontológico. Na antiga estrutura, havia dois gabinetes para os quatro dentistas, que hoje precisam dividir a mesma sala. O cenário fica pior se levarmos em conta que, antes da mudança para a unidade, os profissionais tinham demandas diárias de atendimento. Atualmente, como o posto fica mais distante da população assistida (localizada há 5 km da unidade), mal surge um atendimento por dia.

     

    Rogério Marinho, que esteve presente na visita a unidade de Felipe Camarão, lamentou a quantidade de problemas que se amontoam em um dos bairros mais populosos da cidade. O parlamentar lembrou que “o posto não dispõe de farmácia, de internet e nem de telefone”. Além disso, “faltam materiais para curativo e remédios”.

     

    Em contato com alguns servidores da unidade, o parlamentar descobriu que os próprios funcionários da Prefeitura “realizam bazar e contas entre eles para comprar material de limpeza, curativo e utensílios de urgência”. Uma dessas servidoras, inclusive, leva seu próprio modem de internet para conseguir agendar os exames da população, que são feitos apenas pela rede mundial de computadores.

    • 14 May 2011
    • Visitas
    • Permalink
    • Favorito 0 Vezes
    • Tweet

    Comentários 0 Comments

    Deixe um comentário

  • Blog da Rinaldo Barros

    Rinaldo Barros é um observador atento e perspicaz da cena brasileira.
    Visite o blog.

  • Sobre Rinaldo Barros

    Rinaldo Barros é um observador atento e perspicaz da cena brasileira.
    Visite o blog.

  • Inscrever-se

    Inscrer-se nesse posterous...
    Desinscreva-se
    Siga-nos por RSS
    You're a contributor here (Edit)
    This is your Space (Edit)
    Follow by email »
    Get the latest updates in your email box automatically.
  • Siga-nos

      TwitterFacebookmetaweblog

Tema design by SEOmEU