Rinaldo Barros é um observador atento e perspicaz da cena brasileira.
Visite o blog.
O Programa Expressão Nacional da TV Câmara exibiu um debate sobre a qualidade da educação, nesta terça-feira. O time de comentaristas foi formado pelos deputados Rogério Marinho (PSDB/RN) e Antônio Carlos Biffi (PT-MS), além do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, e o presidente do movimento da sociedade civil Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos.
O assunto mais polêmico do programa foi a aposta do Ministério da Educação no exame nacional para categoria de docente, que está sendo elaborado pelo INEP - (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). "Estão preparando apenas uma prova para o ingresso na profissão que não visa mensurar a qualificação profissional do avaliado”, questiona Franklin Leão.
Para o deputado Rogério Marinho, integrante da Comissão de Educação na Câmara, o maior problema da educação é o produto que as escolas apresentam. “Nós precisamos de resultados agora. É preciso investir na reestruturação dos currículos das universidades, capacitar os professores para alfabetizarem adequadamente e reciclar constantemente estes profissionais”, complementa o deputado.
Rogério disse ainda que a qualidade da educação no Brasil hoje é um sonho distante. "Mais de 50% das crianças da 4ª série do Ensino Fundamental estão em estado crítico ou muito crítico, ou seja, não conseguem ler e interpretar um texto de 10 linhas, nem tampouco efetuar as quatro operações matemáticas. Estamos nos últimos lugares em exames educacionais, comparados a outros países da América Latina. É preciso coragem para mudarmos os paradigmas e os gargalos que impedem a melhoria da educação brasileira; combater o corporativismo e a falta de vontade da maioria dos gestores que não priorizam a educação, estabelecendo apenas um consenso retórico”, justifica o parlamentar.
Comentários 0 Comments