O Vox Populi ouviu setecentos norte-rio-grandenses em 39 municípios, entre os dias 17 e 20 do corrente, registrando a pesquisa em tempo hábil no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 53% das intenções de voto, a senadora Rosalba Ciarlini (Dem) tende a conquistar o governo do Estado já no primeiro turno da sucessão estadual, a 3 de outubro próximo.
Na consulta estimulada, Rosalba subiu 4 pontos na primeira sucessão de pesquisas eleitorais realizadas na presente campanha pelo Vox Populi, abrangendo um mesmo universo e adotando a mesma tecnologia, ao se distanciar dos 49% registrados na sondagem anterior.
Enquanto isto, o governador Iberê Ferreira de Souza, que tenta a reeleição pelo PSB, subiu dos 15% registrados na primeira para 18%, enquanto o advogado, ex-prefeito e ex-deputado estadual Carlos Eduardo Nunes Alves, presidente regional do PDT, caiu de 16% para 13%.
A apuração do coeficiente de rejeição mostrou Iberê como o candidato em quem mais conterrâneos dizem que não votariam de modo algum.
Segundo o Vox Populi, 17% dos entrevistados rejeitam Iberê, enquanto Carlos Eduardo é rejeitado por 16% do eleitorado e apenas 7% adotam esta atitude diante do nome de Rosalba.
A mesma pesquisa mostrou que os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (Dem) continuam liderando a corrida pelas duas vagas que o Rio Grande do Norte preencherá em outubro no Senado, projetando-se sua reeleição em outubro. O primeiro recebeu 59% das intenções de votos dos conterrâneos, enquanto o segundo se mostrou como destinatário de 57%.
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) figura em terceiro lugar, recebendo a preferência de apenas 39% dos eleitores potiguar.
A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentários 0 Comments